Você conhece o Ômega 3? Provavelmente alguém já indicou ou falou que toma. Você sabe para que serve? Por que tomar? Qual marca escolher?

Os benefícios já foram comprovados por diversas pesquisas realizadas em vários países. Por isso, é muito importante saber reconhecer a qualidade desse suplemento, uma vez que sua pureza e concentração variam em cada produto.

A ingestão diária recomendada de  é de 1 a 4 gramas e a concentração de DHA e EPA por cápsula, irá determinar a necessidade de se consumir mais ou menos cápsulas para alcançar o nível recomendado.

O nível de contaminação por metais pesados como mercúrio, chumbo, arsênico e cádmio pode gerar problemas cardiovasculares, respiratórios, digestivos, reprodutivos, além de afetar o sistema nervoso. Por isso é necessário também consumir produtos de origem certificada.

IFOS é um projeto desenvolvido pela empresa canadense Nutrasource e atualmente é referência mundial no controle de qualidade do ômega 3. 

O Programa IFOS testa os seguintes compostos do óleo de peixe:

  • Dioxinas, furanos e PCB;
  • Ácidos graxos essenciais e oxidação (peróxido, anisidina, oxidação total);
  • Mercúrio, Cádmio, Chumbo, Arsênico;
  • Índice de acidez

Outros aspectos importantes a serem observados para avaliar a qualidade do suplemento de ômega 3:

Vitamina E. Essa vitamina vai atuar como um antioxidante, evitando assim a oxidação do óleo e mantendo a qualidade do produto. A vitamina E não pode ser contada como uma suplementação, tendo em vista que é apenas coadjuvante técnico do produto;

A relação de EPA e ômega 6 (ácido araquidônico) também deve ser conferida. O ideal é que esta relação seja de 20% de EPA para 1% de ácido araquidônico (AA). Infelizmente nem todos os rótulos especificam a quantidade de AA;

  1. Examinar o rótulo para ver se o produto é livre de contaminantes ambientais: PCBs, mercúrio e dioxinas;
  2. Ômega 3 de boa qualidade não congela quando em baixíssimas temperaturas. Assim, ao comprar o seu suplemento, abra duas cápsulas ou mais e coloque em um recipiente. Em seguida leve o recipiente ao congelador. Se congelar, não temos um óleo de boa qualidade.

Mais de 60 empresas ao redor do mundo tem o selo do IFOS Program nos seus produtos.

No site do IFOS Program (http://www.nutrasource.ca/ifos/product-reports/default.aspx) você encontra a lista completa dos produtos avaliados e reconhecidos pelo programa e o desempenho de cada empresa nas categorias acima.

 

TODA E QUALQUER SUPLEMENTAÇÃO DEVE SER INDICADA POR UM PROFISSIONAL MÉDICO ou NUTRICIONISTA HABILITADO E CAPACITADO. Somente o profissional pode lhe avaliar e orientar quanto a dosagem de ômega 3 (ALA, EPA e/ou DHA). 

Para maiores informações, marque uma consulta.