Todo mundo fala sobre anabolismo e catabolismo. Alguns pacientes perguntam: "Dra., Mas dessa forma eu não vou catabolizar?". - mas o que é realmente catabolismo? E o que é anabolismo? Vamos entender essa constante "batalha" muscular de anabolismo (construção) e catabolismo (perda). 

O mTOR (Mammalian Target of Rapamycin) é uma proteína , composta por 2489 aminoácidos sinalizadora de síntese proteica a partir de 3 proteínas regulatórias: p70s6k, 4E-BP1 e eIF4G. Esta proteína está assim altamente associada à síntese proteica, estando também implicada em alguns processos de carcinogênese. Ela é estimulada pelo exercício físico, por hormônios como IGF1 (GH na sua forma ativa) e insulina, além de alguns aminoácidos (incluindo BCAA) e alguns suplementos, por exemplo o ácido fosfatídico.

O exercício físico, quando bem orientado e feito de maneira correta, além de estimular a mTOR, estimula também o GH (hormônio do crescimento) a produzir IGF1 pelo fígado, o que gera mais anabolismo. Além disso, o exercício inibe também a AKt, que diminui a degradação proteica e assim evita o catabolismo.

Uma alimentação adequada é fundamental para o anabolismo. Tem que ter um equilíbrio na sua alimentação. Precisa existir qualidade e quantidade adequada para evitar ganho de massa gorda ou perda de massa muscular. Procure sempre seu médico ou nutricionista para saber a melhor dieta para você.

A insulina é o hormônio responsável por carregar a glicose para dentro da célula, gerando energia e anabolismo. Após a alimentação, a insulina se eleva, o que estimula a mTOR. Porém, picos de insulina constantes pode levar a diabetes, para saber como ser boa para ajudar no anabolismo, converse com seu médico. 

O que temos que evitar:

- Produtos industrializados, embutidos (presunto, peito de peru...), enlatados, molhos prontos de salada, molho Shoyo (exceto os livres de glutamato monosódico), sopas em pó, sucos de caixas, refrigerantes, glúten, soja, açúcar refinado, sal refinado, margarina e óleo de cozinha.

Para maiores informações, agende uma consulta.